Você sabia que existe um hormônio que nos ajuda a dormir? É a melatonina, que age na regulação do sono como efeito principal. Em um ambiente escuro e calmo, os níveis de melatonina aumentam no organismo, nos auxiliando a ter um melhor descanso.
De acordo com Pedro Assed, membro da SBEM, este hormônio pode também ajudar no controle da ingestão alimentar e no gasto energético de uma pessoa. “Diversos estudos recentes têm relacionado a deficiência de melatonina com o ganho de peso. Isso porque observou-se que a melatonina estimula a formação de tecido adiposo bom, o marrom, rico em ferro e mitocôndrias, que é um tipo de gordura com metabolismo ativo, responsável por manter a temperatura do corpo estável”, explica. “Para executar essa tarefa esse tecido gorduroso consome calorias, ajudando na manutenção do peso.” Isso quer dizer que dormir pouco pode influenciar no seu peso.
Em alguns países, a venda de suplementos alimentares de melatonina é permitida. “A Anvisa ainda não liberou a aqui no Brasil”, lembra o especialista. Nos Estados Unidos, por exemplo, é possível encontrar em farmácias e lojas de suplementos de diversas formas (cápsula, spray, entre outros).
Em pequenas quantidades, é possível obter melatonina por meio de frutas, como o goji berry, castanhas, sementes de girassol, de cártamo e nos grãos de mostarda.
Vamos dormir bem, para continuarmos com saúde e belas.
MINUTOS PARA O SEU CORAÇÃO
Os pesquisadores avaliaram 55000 pessoas, com idade entre 18 e 100 anos, e chegaram a algumas conclusões muito favoráveis para os corredores. Comparando os dois grupos (corredores e não corredores), os que correm tiveram 30% menor risco de morrer de qualquer causa e 45% menor risco de falecer de doença cardiovascular. Indivíduos que praticavam a corrida viveram três anos mais que os não corredores.
Outro dado interessante é que a frequência e a velocidade não fizeram grande diferença. Mesmo quem corre alguns minutos por dia obteve os benefícios do exercício.
Prepare o tênis e corra – pelo menos 5 minutos! Sua saúde vai agradecer.
Acesse o site: www.suacorrida.com.br
Nenhum comentário:
Postar um comentário