domingo, 3 de maio de 2015

Não existe um só jeito de ser bonita

Estou fazendo atividade física entre cinco e seis vezes por semana. Controlo a alimentação desde o início de 2014, quando li uma coluna sua. Emagreci, estou mais disposta, forte e o resultado dos meus exames são exemplares. Tenho 1,68 metro e peso 60 quilos. Minha percentagem de gordura é 18%. Com tudo isso, ainda fico extremamente desanimada quando vejo blogueiras e celebridades com corpos esculturais. Nunca vou atingir esse padrão de beleza. – Flávia Antunes, Belo Horizonte, MG

Flávia, o que você está fazendo é ótimo para sua saúde e para sua vida. Está de parabéns! Observe como em um ano você colheu enormes benefícios. Tenho certeza de que isso também influenciou, de forma positiva, sua vida emocional e social.
 
NA LIVRARIA Mais dicas sobre qualidade de vida e emagrecimento no livro Sua vida em movimento, de Marcio Atalla (Editora Paralela) (Foto: Divulgação)
O padrão de beleza está associado à época. Nos tempos renascentistas, as formas eram mais roliças. O padrão era quadril largo e seios maiores. Essa estética refletia o estilo de vida que as pessoas levavam. Hoje, ocorre o oposto. O padrão de beleza atual é totalmente desconexo do estilo de vida que temos. Por um lado, vivemos tempos de sedentarismo, com menos movimento, o que resulta em corpos mais gordos e menos saudáveis. O sedentarismo é responsável por 13,2% das mortes no mundo. Por outro lado, existe uma obsessão pela forma perfeita, que, mesmo com muita atividade física e sacrifício na alimentação, pode não ser conquistada, se aquele não for o tipo físico do indivíduo – depende também da genética. A contradição entre a forma como vivemos e o ideal de beleza que temos é uma verdadeira fábrica de infelicidade. As pessoas se frustram e acabam desistindo ou partindo para um vale-tudo. Recorrem a medicamentos e hormônios para ganhar músculos e emagrecer. Num primeiro momento, esses recursos podem até levar ao corpo desejado, mas com um custo muito alto para a saúde. É tentador acreditar que com apenas sete minutos de exercício o corpo passará 48 horas queimando calorias, ou que tal alimento emagrece, ou que existe um medicamento que resolva tudo. É mais fácil fazer o que você fez: mudar o estilo de vida. O caminho que você seguiu é o único possível, qualquer outro é efêmero e perigoso. Faça as pazes com seu corpo. Você está saudável e seu estilo de vida é ótimo. Não se prenda a padrões inalcançáveis e não acredite em milagres. Não há uma única forma de beleza.
Achei ótima a resposta do Márcio Atalla. Que ajude a cada um de nós de alguma forma.
Bom domingo a todos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário