quinta-feira, 25 de junho de 2015

Algumas pessoas comem flores

“Desculpe a delicadeza





Gosto de delicadezas. Das pequenas mesmo. Daquelas que se escondem atrás de um gesto, de um olhar, de uma forma de dispor a mesa, de dobrar uma roupa, de dar ao vaso uma flor.
“Pequenas seduções iluminam o cotidiano.”A sedução na crônica de Affonso Romano de Sant’Anna não é dessa natureza, mas é assim que gosto de pensá-la. Porque seduzir é da ordem do embelezar. A luz tênue do abajur me seduz. Me chama pra perto, me acolhe, me apazigua. Ilumina o cotidiano e a vida.
Puséssemos mais beleza no dia a dia,  viveríamos com mais poesia. Com mais sensibilidade e mais amor no coração.
Pois é. “Desculpe a delicadeza.”

terça-feira, 23 de junho de 2015

Comida: artefato que produz memórias afetivas

Ainda daquilo que conforta

unnamed
Outro dia, a propósito de títulos, acabei falando de coisas que confortam. Eis que, aqui no Sul, estamos a pleno inverno, e nada conforta mais do que um caldo quente, uma sopa de capeletti, um pinhão na chapa. Nada conforta mais do que comida.
Acontece que comida não é só alimento. É artefato que produz memórias afetivas. Das mais variadas e significativas. Daquelas que evocam toda uma aura de lembranças e saudades. Tantas que _reproduzido o prato, ainda que com o mesmo tempero ou iguarias preparado_ continuaremos a recordá-lo como se àquele que se está a degustar alguma coisa faltasse. E de fato falta. Falta-lhe o tempero das circunstâncias. Que jamais serão as mesmas, porque tudo o que na vida se passa, passa.
Ainda assim, são (re)confortantes esses prazeres culinários. E falar de comida é quase como já por a mesa e convidar a sentar. À mesa, cozinhamos já as próximas memórias. Sempre recheadas de afeto e familiaridades.
Conta Rubem Braga, em uma crônica escrita durante a guerra, que um dos assuntos mais comoventes entre os soldados era o assunto de comidas. “Um começa a falar do que costuma comer na casa dele em Alagoas; outro fala de seus pratos familiares em Minas. E cada um descreve um prato; quando dois homens concordam no mesmo prato e cada um acrescenta um detalhe, eles começam a falar com uma grande animação; sentem-se como que irmãos…”
Conta ainda o autor que falar de comida interessava-os mais do que falar de mulheres. “A grande irmandade é feita em torno de pratos de saudade _ pratos que fumegam na imaginação, quentes e saborosos, com seu gosto de infância e de domingo.” Ao final desse texto, deliciosamente intitulado “Comidas”, o velho Braga faz um apelo: “Oh! Mães de família do Brasil: quando chegar aí a notícia da paz, e arrumardes a casa para esperar aquele que vai voltar, providenciai para que haja sobre a mesa o prato familiar mais querido, e ele o comerá, eu vos digo, ele comerá alegria, ele comerá felicidade, infância, ternura boa.”
Sim, comida conforta, fabrica lembranças, e sempre rende uma boa conversa. Mas, em se falar daquilo que conforta, não hesito em dizer que ler Rubem Braga também é como matar uma fome.

Entregar-se é um ato de quem acredita merecer

TERRITÓRIO INTERIOR. CUIDAR DE SI MESMO

 POR CRIS  ZANFERRARI



A querida Cris Zanferrari, que começou o seu lindo blog Mania de Citação, nos oferece outro texto maravilhoso… O que existe de mais importante do que cuidar de nós mesmas?… Fico sempre impressionada em como a Cris capta e põe em palavras exatamente como me sinto!!  Ela explica claramente e coloca no preto e branco o que só conseguia intuir!!
Este texto de hoje é de enoooormeeee importância!!!  Minha mãe me diz sempre “Cuide-se!”  e eu meio que faço sim com a cabeça e abano a mão com a mente… Mas leiam mais para entender o amor que requer cuidar de si mesmo!…
1435021850182
“Território interior”
Cris M. Zanferrari
Dia desses alguém me aconselhou: “Cuide-se. Se você não se cuidar, não poderá cuidar dos outros.” Compreensível para quem, como eu, é mulher, com trabalho, família e filhos, incluídos o cachorro e o papagaio (estes últimos é só um modo de dizer, se me permitem fazer uma graça). Compreensível para quem é mulher. Ponto. Ser mulher já é em si trabalhoso, o que dirá com todos esses periféricos. A gente se desdobra (“mulher é desdobrável”, recordo Adélia) para dar conta do mundo. Mas como é mesmo que a gente cuida de si?
Ah, sim, as revistas, especialmente as femininas, recomendam reservar um tempo da semana para se fazer algo em benefício próprio e sem sentimento de culpa, o que pode significar desde bater perna no shopping até fazer aulas de yoga, passando por alguma terapia ocupacional ou simplesmente se jogar no sofá tendo por companhia tão somente uma bela playlist. Que ajuda, ajuda. Desde que não se esteja vendo as vitrines e consultando o relógio ao mesmo tempo, afinal há que se pegar o filho no inglês. Ou que se esteja no meio de um ásana enquanto a mente programa o cardápio do dia seguinte. Ou ainda que se esteja ouvindo a melhor música da seleção quando se lembra que esqueceu de cancelar aquela consulta ao dentista. Cuidar de si? Mais fácil cuidar dos outros.
Enquanto cuidamos dos outros ficamos assim, desobrigadas do cuidado conosco. Porque se cuidar não é coisa que requeira apenas tempo. Cuidar-se requer uma boa dose de entrega, e é tão difícil se entregar. Entregar-se para o momento, permitir-se usufruir do instante, colher o minuto presente com o cuidado e a atenção de quem atravessa uma rua. Entregar-se é um ato de quem acredita merecer.
Claro, a gente merece que nos cuidem um pouquinho quando adoecemos, quando sofremos uma fratura, um acidente, ou uma perda. Chegamos a aceitar que nos acompanhem ao médico, que nos façam um chá, que nos façam companhia. Fragilizados, nos sentimos merecedores. Mas e quando estamos bem? Por que relutamos em aceitar ou solicitar certos cuidados? Desconheço os mecanismos psicológicos (quem sabe até antropológicos) que nos inibem, nos resguardam, nos tolhem a capacidade de receber afeto em forma de cuidado, mas vou chegando à humilde conclusão de que cuidar de si é também deixar-se cuidar pelo outro.
Quando se aceita, genuinamente, um agrado ou um simples elogio, é como se reconhecêssemos nossa humana fragilidade, e com ela toda a necessidade que temos de receber, de vez em quando, um certo tipo de amparo. Qualquer um. Que funcione como um lembrete de que não nos bastamos, e de que, apesar de irremediavelmente sós, temos uns aos outros. Saber-se cuidado e bem quisto pelo outro é, por si só, garantia de alguma saúde emocional.
Lembro de Caio Fernando citando Adélia: “É preciso preservar o território interior”. Mas como?, pergunta-se Caio, pergunto-me eu, perguntamo-nos todos. E penso, subitamente, que sempre há a possibilidade da introspecção. Quando calados, imersos no próprio turbilhão mental, ainda podemos tentar silenciar. Não o silêncio que é ausência de ruído ou de palavras, mas o silêncio que suspende o julgamento e que nos lança para dentro de nós mesmos. Algo assim como um resguardar-se, guardando para si certas opiniões (ou até mesmo o direito de não ter de opinar sobre tudo o tempo todo), sendo mais autoindulgente diante de um brigadeiro ou de faltar à academia, sendo mais autocomplacente diante do espelho e da opinião alheia.
Cuidar de si mesmo deveria ser simples como olhar a chuva caindo lá fora. Mas porque não o é, é que existem no mundo arte, literatura, flores, crianças e animais. Pequenas ternuras com as quais também é possível preservar e abastecer nosso “território interior”.
1434323757502
Se vocês gostaram deste texto, vão adorar o Instagram de Cris Zanferrari, Prosapoesia.
Eu adorei e senti a necessidade de compartilhar com todos que aqui sintam vontade de "se cuidar" um pouco em devaneios necessários à sobrevivência da alma.

segunda-feira, 22 de junho de 2015

Estilo é tudo.

Será o fim da era do silicone?

MARCELO RUBENS PAIVA
22 Junho 2015 | 12:07
A nudez de dez minutos da rainha Cersei Lannister, no último episódio de Game of Thrones, cena feita por uma dublê, talvez simbolize o fim da era do silicone
Ele surgiu como um acessório quase obrigatório da beleza feminina.
Uma obsessão pelos seios fartos, que só as mulheres tinham.
Como se grande parte delas rompessem com a nossa história e passassem a seguir o padrão de beleza californiano.
“Não, não façam isso!”, implorávamos.
Em vão.
Nossas amigas começaram a reaparecer com uma estética Baywatch.
Duzentos, 250, 300 ml a mais, em cada lado.
Até aprendemos a identificar, na escuridão do amor.
Numa pesquisa informal entre amigos, a grande maioria não curtia mulher siliconada.
A grande maioria sentia aflição em apalpar.
E saudades das curvas da natureza e do caimento do tempo, da evolução, dos anos de uma mulher sendo contados pelos seios.
Familiarizou-se até pelas cicatrizes, os tipos.
“Siliconada” passou a ser um adjetivo de reprovação: “É gata, mas é siliconada…”
Era quase uma decepção, quando se revelava o segredo daquele corpo escultural: “Tudo falso.”
Mulheres e homens desdenhavam: “É siliconada”.
Enfim são novos tempos.
Sai a exuberância de Pamela Anderson (Baywatch), entra Targaryen, provocativa, sutil, discreta (Game of Thrones)?

1x01-Winter-Is-Coming-daenerys-targaryen-25689653-1280-720

A estética em voga é das mulheres originais, sem problemas de autoestima e de seios pequenos (obviamente naturais).
Até em Hollywood.
Com a ajuda do BuzzFeed, ei-las:
Charlotte Gainsbourg

Charlotte-Gainsbourg-001

A prognatinha Keira Knightley

lkbnu5kysxfemfeoziwq

A eterna Kate Moss

mario_testino-kate-moss

A ativista mirim Emma Watson

Emma-Watson-7

Kate Hudson

download

A inigualável Natalie Portman

natalie_portman_by_cesaraquino-d378duv 

Siena Miller

sienna-miller-elle-magazine-november-2013-issue_2

A incrível e mega chique Lupita Nyong’o

213d2b275e8cae1caa171e16515998dd

Livros: Paixão por toda a vida

LIVRO DE ARTISTA POR TANIA SCIACCO




Caderno de Leonardo Da Vinci
Caderno de Leonardo Da Vinci

Livro de artista – Forma e Conteúdo

Fui apaixonada por livros na minha adolescência. Lia muito, quando começava um, não sossegava enquanto não chegasse ao final. O primeiro livro forte e volumoso que li foi O Exorcista (pasmem). E continuei lendo pela adolescência a dentro. Depois tive meus filhos e Faculdade e mesmo assim não me distanciei deles. Depois um período de afastamento,  pela dificuldade de ler e de tantos afazeres profissionais (porém, sempre lendo profissionalmente e algumas coisas dos meus interesses), retornei ao assumir definitivamente óculos para leitura.
Hoje tenho recuperado a cada dia esta paixão antiga, aliada à um novo encantamento, a união entre livros e arte e livros e vinhos.
Este formato tão conhecido por todos nós, de um livro, quando utilizados pelas mãos de artistas como suporte experimental para expressão de sua linguagem plástica, surge como um objeto poético, estabelecendo relações impensadas entre imagem e palavra, entre a imagem e o formato ou ainda apresentando as palavras como imagens.
As possibilidades são infinitas, incríveis, inusitadas e surgem como belíssimas obras.
Temos referências desde Leonardo da Vinci (1452-1519) com rascunhos de obras dele (que seriam os skecthbooks, foto acima) até produçōes como A Caixa de 1914, de Marcel Duchamp (1887-1968) considerada uma das primeiras produções de livro de artista.
A Caixa-Valise de Marcel Duchamp
A Caixa-Valise de Marcel Duchamp
Muitos artistas produziram os seus: Mira Schendel, Ligia Pape, Waltércio Caldas, Lygia Clark, Artur Barrio, Sol Le Witt, John Baldessari entre outros.
Instalação Mira Schendel
Instalação Mira Schendel
Então qual a definição de livro, livro de artista, livro-objeto e skechtbook?
Livro:” conjunto de folhas impressas e reunidas em volume encadernado ou brochado. Obra em prosa ou verso, de qualquer extensão. Divisão de uma obra, especialmente epopéia.”
Livro de artista: São obras de arte realizadas sob a forma de um livro. Habitualmente publicados em pequenas edições, são por vezes produzidos como obras de arte únicas.
A partir do formato de um livro como o reconhecemos, o artista o transforma na própria obra através de uma experimentação poética e visual, como novas relaçōes entre a imagem e a palavra ou entre a imagem e o formato. “Sua principal marca é remeter à forma do livro, que pode ser o registro de um processo criativo ou o próprio objeto artístico”, explica Constança Lucas.
imageimage 2image 3
Livro objeto Mantém a ideia de livro e a narrativa literária é substituída pela narrativa plástica.
2006bl0966_seille_artist_book
Skecthbook: É um caderno de vários formatos (o mais conhecido mundialmente é o caderno moleskine, que acompanhou artistas como Vincent Van Gogh, Henri Matisse, Pablo Picasso, André Breton, Jean Paul Sartre, Ernest Hemingway…) onde desenhos, ideias, pinturas são ali registradas.
Achei interessante esta autora, Angela Lorenz (AQUI), ​que fala do livro de artista por eliminação, dizendo o que ele não é (mas ​​​dizendo depois que o livro de artista pode parodiar ou brincar com qualquer um desses gêneros)
They are not children’s books
They are not sketch books.
They are not diaries.
They are not blank books.
They are not exhibition catalogs.
They are not reproductions of a body of an artist’s work.
They are not art books(a common misnomer).
However, they may parody or play with any of the above, as well as all other standard categories such as novels, self-help books, non-fiction, cookbooks, operating manuals, manifestos, travel guides, essays, etc. Artist’s books function in the same way as contemporary art: as an expression of someone’s creativity, often with social commentary, but sometimes in a purely abstract way, in absence of words or recognizable imagery.
(Tradução:
Eles não são livros infantis
Eles não são livros de esboço.
Eles não são diários.
Eles não são livros em branco.
Eles não são catálogos de exposições.
Eles não são reproduções de uma obra de um artista.
Eles não são livros de arte (um equívoco comum).
No entanto, eles podem parodiar ou jogar com qualquer um dos acima, bem como todas as outras categorias padrão, tais como romances, livros de autoajuda, não-ficção, livros de receitas, manuais de operação, manifestos, guias de viagem, ensaios, etc. Livros de artistas funcionam da mesma forma como a arte contemporânea: como uma expressão da criatividade de alguém, muitas vezes com comentário social, mas às vezes de uma forma puramente abstrata, na ausência de palavras ou imagens reconhecíveis.)
Achei linda esta citação de Caetano Veloso, acredito que sirva tanto para um livro como para um livro de artista…
” Os livros são objetos transcendentes. Mas podemos amá-los do amor táctil”
E o que Waltércio Caldas diz sobre seu trabalho:
” Ao utilizar o formato livro, tento evidenciar neste objeto suas características temporais e esculturais. Alguns dos meus livros são até escritos. Mas há os que unem a escrita à tridimensionalidade, lidam com relação da imagem com a figura e o texto. Às vezes, os livros adquirem características tridimensionais muito evidentes, quase escultóricas. Acredito que os livros são objetos da família dos espelhos e relógios”
Obra de Waltercio Caldas
Obra de Waltércio Caldas
Ser da família de espelhos e relógios faz com que os livros sejam quase mágicos
Mais sobre o tema – notícias bem atuais:
Este ano acontece a Bienal de Veneza, que tem o nome de ​A​ll the world’s futures’ (Todos os futuros do mundo) e Sonia Gomes​ ​(AQUI), artista de Minas Gerais, estará lá representando nosso ​país. Única brasileira escolhida pelo curador nigeriano Okwui Enwezor para a mostra principal da 56ª Bienal de Veneza, que estará sendo realizada  entre 5 de Maio e 22 de Novembro. Sonia utiliza a ideia de livro de artista como suporte para sua poética, conta histórias com tecidos, fios e tramas.
Obra de Sonia Gomes
Livro de Sônia Gomes para a Exposição “Tara por livros” na Galeria Bergamin em São Paulo.
Este é o livro de Marilu Beer
Marilu Beer - 51 (_DSC5139-Editar)_Marilu Beer - 53 (_DSC5153-Editar)_Marilu Beer - 52 (_DSC5143-Editar)_
Beijos para todos e espero que tenham gostado do assunto.
Tânia Sciacco
11 99904 1644
artetudomais.com
sciaccostudio.com
chovendoarte.com
dogartbr/instagram

Alimentos que podem nos ajudar a viver melhor

Jaqueline Müller, responsável, colabora com o blog de Consuelo Blocker quando o assunto é nutrição.  Aqui uma pequena  lista de super alimentos!!  A primeira parte de super alimentos AQUI.
Nossa querida Jaqueline Müller, nutricionista del Consueloblog!
Nossa querida Jaqueline Müller, nutricionista del Consueloblog!
Olá,
A todo instante estamos alertas e procurando os super alimentos. Sermos norteados para o valor deles, é maravilhoso porque eles podem estar ao nosso lado o tempo todo e mal os conhecemos ou sabemos da sua importância nutricional.
Por isso sigam aqui, meus top 5 restantes (os outros 5 AQUI), não para que os endeusemos, mas sim que reconheçamos suas importâncias no nosso dia-a-dia e que possamos tirar muito proveito disso.
Figura 1
Açafrão
O primeiro da listinha, para quem já me conhece já deve estar perguntando: onde será que está o açafrão da terra da Jaque? Pois então o TOP número 6 é ele, meu querido importante:
  • Açafrão da terra ou Cúrcuma da terra.
Poderia ficar aqui por horas para falar da cúrcuma ou açafrão ou cúrcuma da terra ou cúrcuma longa….
É aquele condimento que fica penduradinho em saquinhos no supermercado aqui no Brasil.  É fácil de achar.  Acessível a qualquer bolso. Remédio em pronta-entrega e estamos deixando de lado!
  • Devido à sua ação anti-histamínica, ou seja, por diminuir a liberação de histamina que pode ocorrer em situações de alergia, asma, eczma, cúrcuma pode ser benéfica para qualquer um com esta condição alérgica, sendo considerado um dos melhores alimentos para combater a asma.
  • Alguns estudos vêm apontando que a cúrcuma pode estar relacionada com a longevidade (OBA!!) é possível que o composto tetra-hidrocurcumina, esteja envolvido nesta possibilidade. Ainda estudos estão sendo feitos para reafirmar isto, enquanto isso vou colocando açafrão na minha alimentaçã. Vai que é o segredo da juventude? Rsrs
  • Para quem sofre de artrite ou osteoartrite, também pode se beneficiar da cúrcuma. Três curcuminoides ( substancias contidas no açafrão ) são responsáveis pela ação anti – artrite. Portanto, vamos tomar o chá que vou deixar a receita aí embaixo.
  • A última, porém não a final, pois como disse muito há de se falar dela, desta planta maravilhosa, além do efeito antidepressivo pode ter também o efeito anticancerígeno. Como agiriam? A curcumina, poderia ser capaz de identificar as células “diferentes” no nosso corpo e induzir a auto-destruição, chamada de apoptose. E também inibir algumas substâncias que estão relacionadas com o processo do câncer, chamadas de nitrosamina a aflatoxina.
Deixo aqui uma dica de chá de cúrcuma. Lembrando que: você pode utilizar para temperar carnes, peixes, frango ( eu amo ! ).
Figura 2
Cúrcuma tea

Ingredientes

1 xícara de água fervida
1 colher de chá de açafrão em pó puro
1 colher de chá de mel
Em um copo, preparar uma pasta amarela dourada misturando o pó de açafrão com o mel.
Despeje a água quente no copo, e mexa bem para dissolver a pasta de cúrcuma no líquido. Beba seu chá de açafrão quando estiver morno
Nota: cúrcuma pode manchar qualquer coisa que entra em contato , incluindo mãos, roupas e utensílios de cozinha.
Depois de um tempo pode ser que fique mais monótono beber o chá assim, aos poucos vá adicionando outros sabores como cardamomo em pó, noz moscada, pimenta do reino, cravo, canela, gengibre, erva-cidreira, baunilha, hortelã…enfim uma infinidade de sabores que podem se combinar entre si para que esteja com o paladar mais ao seu gosto.Saúde!!!
figura 3 chia-seeds-in-a-bowl
  • Chia
A chia é considerada um dos super alimentos porque pode fornecer uma quantidade enorme de nutrientes, com poucas calorias e em pouca quantidade. Por exemplo: em 1 colher cheia de sopa encontramos 11 gramas de fibras (quase metade do que precisamos o dia todo, que são aproximadamente 25g), 4 gramas de proteína, equivalente a 1 clara de ovo, 9 gramas de gordura, 5g equivalentes a ômega 3, cálcio, magnésio, manganês, fosforo, zinco, B3, potássio, B1 e B2. É ou não é para se dar valor a ela?
Por ser lotada de antioxidantes para protegê-la de oxidar a gordura dela mesma e não se tornar rançosa, estes antioxidantes provocam um impacto generoso na nossa saúde, combatendo os radicais livres.
Por conter grande quantidade de proteína e fibra, como já mencionei, ela pode auxiliar na perda de peso. Sim!!! Por que? Porque ela quando associada com um meio líquido, ela absorve 27 vezes a água ou o liquido tornando-se maior e liberando um “gel” , reação característica de fibras solúveis, e isso pode trazer maior saciedade ao ingerir associando a chia a outros alimentos e também, o melhor funcionamento do intestino.
Temos um senão aqui: a chia é feita para ser ingerida ou em algum alimento como panquecas, bolo, saladas, iogurtes, água, sucos ou em alguma preparação. NUNCA deve ser ingerida em colherada, NUNCA!!! Pois pelo efeito de liberar o gel, pode criar um bolo na garganta. E as consequências são inúmeras, levando até a internação.
figura 4 Chia-Pudding_PS_2
Receitinha com chia
2 xícaras de leite de amêndoa ou outro leite vegetal que encontrar perto da sua casa
2 colheres de sopa de agave
1 colher de chá de essência de baunilha
1 colher de chá de pó matcha ou chá verde
6 colheres de sopa de sementes de chia
1 xícara de blueberries ou amoras ou açaí
1 xícara de framboesas ou morangos
Misture o leite, o adoçante, baunilha e matcha juntos em um liquidificador até que fique homogênea a mistura.
Despeje o líquido sobre as sementes de chia. Mexa bem. Mexa novamente a cada 5 minutos para os próximos quinze minutos. Em seguida, deixe a mistura descansar por pelo menos uma hora (ou durante a noite, na geladeira )
Mexa a mistura mais uma vez, e sirva com frutas frescas.  Decore a gosto
figura 5
  • Aipo ou Salsão
As vezes eu fico me perguntando, por que nossa cultura não aproveita mais essa hortaliça tão rica, barata e nutritiva? Então vou dar alguns bons motivos para você colocá-la na rotina da família. O aipo ou salsão pode conferir propriedades anti-inflamatórias, incluindo proteção contra o trato gastro digestivo, entende-se como boca, esôfago, estômago e intestinos. E também, contém uma boa quantidade de antioxidantes. Uma maneira adequada de não perder tantos nutrientes, é cozinhá-lo no vapor porém, pode-se ingerir cru. Importante também para combater o intestino preso, auxilia a eliminação das toxinas do corpo, por isso tão utilizado em sucos detox e em dietas, auxilia a redução da pressão arterial, mas somente se ingerido diariamente em suco por três semanas. Por conter sódio e potássio em quantidades adequadas, auxilia na eliminação de líquido do organismo, ou seja, aqueles que guardamos sem necessidade. E por fim e não tão menos importante, pode ajudar a combater câncer de estômago e intestino, bem compreendido por conter então substancias anti-inflamatórias e antioxidantes.
figura 6 BuffaloStuffedCelery_145_600
Receitinha
1/2 xícara de baixa cream cheese light
2 colheres de sopa de queijo gorgonzola
1/2 colher de chá de alho picado
1/4 colher de chá de sal de mesa
5 de costela (s) (grande) aipo cru, cortado em quatro pedaços cada
2 1/2 colher de chá de molho de pimenta ou a gosto
1 colher de sopa de cebolinha, fresca picada (opcional)
Em uma tigela pequena, misture o cream cheese, queijo gorgonzola , alho e sal até ficar homogêneo; coloque as costelas de aipo a mistura. E para servir, arrume aipo recheado em um prato, regue cada um com cerca de 1/4 colher de chá de molho de pimenta (ou deixe que se sirvam sua própria quantidade , servindo o molho de pimenta no lado). Polvilhe com cebolinha, se desejar.
figura 7
  • Arroz preto
Este não tão fácil de se encontrar, mas com sua importância nutricional que nos faz procurá-lo. Com muito mais fibras que o arroz integral, contém mais ferro, e devido a quantidade de fibras, pode controlar a glicemia e também reduzir o colesterol. Com tanta fibra, sacia mais rápido, o que para o emagrecimento é um trunfo. Rico em antioxidantes, pode aumentar a imunidade também! Contém alto teor em complexo B, vitaminas responsáveis por orquestrar o metabolismo dos carboidratos, proteínas e gorduras, o que torna o metabolismo mais eficiente. Também pode prevenir câncer, doenças degenerativas e problemas cardíacos.
figura 8Black_Rice_Paella_Negre__LR-3_grande
Receitinha com o arroz
1 xícara de arroz preto
Sal
½ xicaras de ervilhas cozidas
¼ xícara de suco de limão
2 c. sopa de vinagre de arroz
½ c. sobremesa de mostarda
1 colher de sopa de mel
1 / 4 xícara de azeite ( ou óleo de abacate )
1 xícara de blueberries frescas ou amoras ou congeladas
4 c. sopa de cebola roxa
1 xícara de beterraba cozida e picadinha
1 / 4 xícara de cenoura ralada
200g de camarão cozido
Pimenta preta moída
Queijo feta
Sementes de abobora
Nozes
Cozinhe o arroz em uma panela média de acordo com a embalagem. Espere até que a água ferva, adicione o arroz e sal, para reduzir o fogo e cozinhe até ficar macio , 35-40 minutos . Escorra bem,lave , despeje na tigela , em seguida, deixe esfriar. Enquanto que, misture o seu suco de limão, vinagre , mostarda e mel e , em seguida, adicionar o óleo , misture novamente e adicionar uma pitada de sal marinho e pimenta preta. Coloque as beterrabas, adicione o resto dos seus ingredientes na tigela de arroz. Despeje e misture bem. Adicione o camarão no topo ou misturar-se com a salada e molho. Eles vão ficar um pouco rosa devido a beterraba. Coloque a salada na geladeira e pronto para servir.
Sinta-se livre para adicionar mais tempero ou molho.

E agora, para encerrar com uma boa polemica, como eu não poderia deixar de falar sobre a superfood, a deliciosa e essencial:

  • Manteiga ghee ou manteiga clarificada
figura 9 manteiga clarificada
Meu próximo post será sobre mais ou menos isso. As gorduras deixaram de ser vilãs… será verdade? E o que eu digo sobre a manteiga ghee?  Bem, digo que é delíciosa!   E digo mais!  Digo que por ser uma manteiga que extrai ao máximo os elementos que poderiam causar alergia aos alérgicos ao leite, diminui bem a intolerância com este processo. Rica em vitaminas A e E, que são antioxidantes, possui CLA que é um acido que pode auxiliar no combate ao peso e tendo também como função antiviral. Por ser rico em TCM (triglicerídeo de cadeia media ) ele pode ser utilizado pelo organismo como energia, evitando assim sua absorção e também ajudando a queimar a gordura. E uma das coisas mais lindas, pelo menos para mim que como diz minha filha, nunca viu ninguém ir ao supermercado sorrindo como eu, possui ácido butírico o que é excelente para a saúde intestinal, e que pode levar a diminuição de colesterol e também, aumentar o sistema imunológico. Acho lindo isso! Existem muitas outras qualidades atribuídas a esta manteiga. Mas vou deixar para contar mais tarde.  He, he!!

figura 10 sopa-mandioquinha-ok
Receitinha
Sopa de Mandioquinha e Cenoura com Aveia
4  mandioquinhas
2 cenouras
1 colher de chá de gengibre fresco ralado
Sal a gosto
3 colheres de sopa de aveia
1 colher de sopa de ghee
Cozinhe a mandioquinha, a cenoura e o gengibre até ficarem macios e adicione sal a gosto. Triture com o mixer até formar um creme. Acrescente então a aveia e o ghee, aquecendo o creme por alguns minutos.
É sempre bom expandir os conhecimentos e provar do que você achar necessário para a sua saúde e equilíbrio.
Particularmente achei ótimas as dicas.