quarta-feira, 3 de junho de 2015

Comida gostosa e saudável para o feriado

ABOBRINHA E BERINJELA, UMA DUPLA IRRESISTÍVEL

por: 
Muito presentes na cozinha mediterrânea, a abobrinha e a berinjela precisam de poucos ingredientes para ficarem saborosas.
eggplant_cestas_berinjelas_claudiamatarazzo
Além de ter um preparo fácil, são pouco calóricas e combinam com quase tudo!
Eles são leves, de digestão fácil e muito versáteis. Devido sua fina casca e polpa macia, cozinham bem rapidamente, o que ajuda a preservar seus nutrientes.
Beringela saudável – esse é um alimento rico em vitaminas (como a B1, B6, B5), minerais como cálcio, fósforo, ferro e fibra solúvel, além de agentes antioxidantes, que previnem contra doenças, envelhecimento celular e inflamações.
Pesquisas com diversas variedades de berinjela demonstraram que, quanto mais amarga, maior a concentração de compostos fenólicos, as substâncias antioxidantes presentes no vegetal.
Mas se quiser uma receita saudável, evite milanesas e frituras. Prefira os legumes assados, grelhados ou refogados.
Tríade perfeita: para acompanhar esses legumes use e abuse de azeite, tomate e alho – ingredientes saborosos e que temos sempre a mão.
Durabilidade – outra vantagem da berinjela é a durabilidade: ela dura até uma semana na geladeira de preferência guardada embaixo.
Abobrinha – é apenas uma das variedades das abóboras de casca macia, que englobam a abóbora amarela, chuchu, e a abóbora recurvada, por exemplo.
Com baixa caloria (apenas 27 kcal por 100g), a abobrinha é composta em 95% por água. Além disso, é boa fonte de fibras, vitamina C e contém também betacaroteno, que é precursor da vitamina A no organismo.
Magrinhas, saudáveis e deliciosas  – essas curbitáceas rendem receitas deliciosas como a que elencamos aqui.
Como escolher para comprar – o melhor é optar pelas menores e firmes, que são mais saborosas. Veja se não tem machucado ou cortes. E prefira as que têm cabinhos pois duram mais.
O ideal – é conservar sob refrigeração para que não amadureçam rápido demais. Se estiverem durinhas e boas, elas duram cerca de 2 semanas na geladeira.
lasanha light de berinjela, que está sobre um prato, na fatia bem suculenta, temos os recheios bem aparentes, ressaltando as berinjelas
LASANHA LIGHT DE BERINJELA
Ingredientes:
2 berinjelas médias
500g de carne moída
1 cebola picada
3 dentes de alho picados
azeite o quanto baste
sal a gosto
salsinha picada a gosto
3 latas de tomate pelado
1 cenoura ralada
300g de muçarela de búfala ou muçarela light
150g de parmesão light.
Preparo:
  • Refogue a cebola e o alho.
  • Coloque a carne e refogue, soltando bem com o garfo.
  • Acrescente a cenoura ralada e mexa bem. Ponha o sal.
  •  Bata no liquidificador o tomate pelado com 1 colher (sobremesa) de açúcar. Junte à carne e deixe cozinhar em fogo baixo por 30 minutos. Depois, acerte o sal e coloque a salsinha picada (se quiser, pimenta também).
  • Reserve.
  • Corte as berinjelas em fatias bem finas (use um cortador).
  • Em um refratário alto, de tamanho médio, coloque uma fina camada de molho. Depois, uma de berinjela fatiada. Ponha outra de molho e um pouco de muçarela ralada. Repita as camadas, até terminar.
  • Por último, o molho e salpique o queijo parmesão.
  • Leve ao forno preaquecido a 200ºC por cerca de 45 minutos, coberto com papel alumínio. Depois, deixe mais um pouco, sem o papel, para gratinar.
    Dica: se quiser, troque a berinjela por abobrinha

Fernanda Lopes
Editora Boa Mesa – A Tribuna
www.atribuna.com.br/blogboamesa
Tel. 13 21027563/13-97420035

image_pdf

Um comentário: