sábado, 20 de junho de 2015

E não esqueçam o vinho. Uma taça por dia faz um grande bem

11 alimentos que auxiliam na perda de peso

Dicas especiais para a melhora do metabolismo e perda de peso
Por: Fernando Rocha - São Paulo - 18/06/2015 
Brócolis
Foto: Thinkstock
A qualidade de vida está ligada diretamente com a alimentação. Ter uma rotina saudável é essencial para a longevidade. Frutaslegumes e muito líquido fazem parte de uma dieta sadia. Mas que tal você conhecer 11 alimentos que podem fazer a diferença para melhorar o metabolismo e queimar gordurinhas?
VEJA MAIS:
Invista nos legumes congelados para não sair da dieta
Penne integral com frango e legumes
Existe mais um aliado em sua dieta: o morango
Manter a forma não é algo fácil. Resistir a comidas calóricas, hoje em dia, requer muita força de vontade. A pressa, a falta de tempo e o estresse fazem com que muita gente não se planeje para se exercitar e comer bem.
Alguns alimentos são eficientes para quem quer perder peso e entrar em forma. O brócolis, por exemplo, pode ajudar na diminuição porcentual da gordura corporal e na regulação de insulina no organismo.
Outro componente que é um grande aliado para uma vida saudável é o chá verde. Assim como o café, é ótimo para melhorar o desempenho do sistema metabólico. A bebida também colabora na prevenção de doenças, como o câncer.
Agora, vamos conhecer algumas dicas da nutricionista da Bio Ritmo, Fúlvia Gomes Hazarabediande, de 11 alimentos que podem ajudar em sua dieta:
  • Água: fundamental para o bom funcionamento do sistema digestivo, respiratório e cardiovascular. Auxilia na eliminação de toxinas do organismo e na regulação térmica, além disso, atua em diversas reações de digestão e absorção de nutrientes. Consumo dever ser feito de forma fracionada, ao longo do dia.
  • Chá verde: a bebida auxilia na perda de peso devido à cafeína presente em sua composição, que influencia no aumento da velocidade do metabolismo. Indicação de consumo: ao longo do dia, longe das refeições, e em alguns casos, antes do treino. Pesquisas recentes indicam compostos com função termogênica, além da cafeína, presentes no produto.
  • Frutas: frutas ricas em água e vitamina C, com baixo teor calórico, como a laranja. Esses alimentos auxiliam na regulação da insulina, hormônio que, em elevadas concentrações, geram um maior acúmulo de gorduras. Indicação de consumo: como suco no café da manhã ou sobremesa do almoço.
  • Brócolis: colaboram para uma diminuição na porcentagem de gordura corporal por possuir grandes concentrações de ácido alfa-lipóico (responsável para o condicionamento e resistência de nosso corpo), que assim como a laranja, também auxilia na regulação dos níveis de insulina. Indicação de consumo: no vapor, cozido ou refogado, acompanha bem carnes e grãos no almoço e jantar
  • Iogurte: este é um nutriente fundamental para a manutenção da saúde óssea, e também contém proteínas, que contribuem para a formação de massa muscular. Indicação de consumo: no café da manhã, lanches intermediários ou até no pós-treino.
  • Salmão: ele é rico em ômega-3, um ácido graxo essencial que previne doenças cardiovasculares e aumenta o metabolismo basal. Indicação de consumo: boa fonte proteica para almoço e jantar.
  • Gengibre: possui ação antioxidante. Indicação de consumo: sucos, chás ou como tempero para carnes ou vegetais cozidos. Alimento com  baixo valor calórico, rico em vitaminas B3, B6 e C.
  • Amêndoas e nozes: são ricas em ácidos graxos monoinsaturados. Assim como o ômega-3 aumentam o metabolismo basal. Indicação de consumo: sem exageros, nos intervalos das refeições ou em saladas.
  • Aveia: rica em fibras solúveis e insolúveis, por isso, auxilia no controle da perda de peso. O alimento aumenta a sensação de saciedade. Indicação de consumo: no café da manhã ou lanche em vitaminas, com iogurte e/ou com frutas.
  • Pimentas: possuem uma substância chamada capsaicina, que, segundo estudos, traz vários benefícios à saúde, dentre eles o estímulo ao sistema nervoso simpático, que libera mais catecolaminas, levando a uma diminuição do apetite e, como consequência, a diminuição da ingestão calórica ao longo do dia. Indicação de consumo: no tempero de carnes, peixes, frangos e vegetais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário