domingo, 21 de junho de 2015

O que não faz parte de nós não nos perturba.

critica.jpg

O Universo Paralelo da Crítica 
Resolvi partir da premissa do universo da crítica, porque ninguém gosta de ser criticado. Adoramos receber elogios, mas quando recebemos qualquer tipo de crítica a nosso respeito ou do nosso comportamento tendemos a ficar bravos. Certa vez li uma frase do Hermann Hesse, que diz o seguinte: " Se você odeia alguém é porque odeia algum tipo de coisa que te pertence. O que não faz parte de nós não nos perturba."
Uau! Pensei comigo. Pura realidade.
Quando criticamos os defeitos dos outros, principalmente quando a crítica tende a ser maledicente, é porque estamos projetando os nossos defeitos naquele que criticamos. Claro que isso não ocorre em relação a crítica construtiva. Todos nós ao recebermos críticas construtivas, deveríamos bendizê-las ao invés de termos raiva. Porque a crítica construtiva quando aceita, nos faz progredir e melhorar. Melhorar, eis o que devíamos nos concentrar sempre. E para isso é necessário descentralizar o ego, o "eu" que nos faz enxergar de forma errônea a nossa realidade. Desmascarar o desagrado que sentimos quando alguém nos critica, eis o primeiro passo. Segundo: Desinflar o ego. Nem todo mundo é obrigado a nos achar lindos, inteligentes, especiais e temos que aprender a conviver com isso. Terceiro: Aprender a repensar a crítica. Se a pessoa que criticou de fato está certa, precisamos modificar nosso comportamento no tocante ao que gerou a crítica. Nosso ego costuma nos auto-sabotar com freqüência e ter alguém corajoso o suficiente que nos diga a realidade deve ser motivo de contentamento e não o contrário. Aprender a ouvir uma crítica, um desagrado, é o primeiro passo para aprendermos a ter uma ideia mais exata de nós mesmos. Eu por minha vez, também estou tentando aprender a entender que ouvir uma critica não diminui em nada o que eu acho ao meu respeito. Ter um conceito correto sobre si mesmo, não abarcar nem o rei nem o mendigo (tudo em equilíbrio) não é fácil, mas é compensador. Já paramos para pensar quantas vezes nos entristecemos por ouvir criticas a nosso respeito ou das pessoas que amamos? Conviver com as críticas, com opiniões contrárias a nossa faz parte da vida. Enquanto não aprendermos a lidar, sofreremos repetidas vezes até que isso não mais nos prejudique. Viver é se expor e quem quer que se exponha será alvo de críticas, quer queira quer não. Aprender a lidar com elas, nos faz não só melhores como também mais compreensivos e menos egocêntricos. Quando todos estão errados e nós apenas estamos certos, é porque algo aí pode estar errado. E o problema pode estar conosco.


© obvious:  http://lounge.obviousmag.org/papaguear/2015/04/-o-universo-paralelo-da-critica-como-ouvir-uma-critica-sem-se-ofender-com-ela.html#ixzz3dhgsi4jr 
Follow us: @obvious on Twitter | obviousmagazine on Facebook

Nenhum comentário:

Postar um comentário