sábado, 25 de abril de 2015

A maturidade da vida

COMO FAZER – E VIVER – A TRANSIÇÃO PARA A MATURIDADE

por: 
Amadurecer é diferente de envelhecer. É um processo de resgate e perdão daquilo que somos, que nos permite construir pontes para um futuro saudável, de Luz.
mulher-madura_claudiamatarazzo
Seja na clínica, no papo com amigos e nas próprias midias, cada dia percebo com mais intensidade uma questão que aflige igualmente grupos e indivíduos:
– Como fazer a passagem para a Maturidade e vivê-la sem carregar um peso, que se apresenta tão grande a ponto de obrigar as pessoas a tomar caminhos muito distintos?
A maturidade começa muito antes da velhice. Por volta dos 45, 50 até os 75 anos – antes que se instale a velhice própriamente dita. E o que poucos se detém para perceber, é que ela também chega acompanhada de inúmeros ganhos – e liberdades maiores.
Liberdade para reavaliar projetos - e sonhos, porque não? Para algumas pessoas a saida dos filhos nem sempre e sentida como uma perda ou luto e sim como uma possibilidade concreta que uma familia estruturada possibilitou aos filhos. Aos pais, nessa nova fase cabe aprender a desfrutar da melhor maneira esse tempo e espaço, físico e emocional, que certamente sobra.

Para quem não sabe a maturidade inícia-se por volta dos 40 anãos e perdura até os 75 anos, fase está em que tudo na vida só deve melhorar, ou seja, você só envelhece se quiser.

A alegria que pode resultar dessa vivência é de tal forma libertadora que, em muitos casos, emerge dela uma nova pessoa.
Saúde como novo conceito de beleza – as mudanças corporais e hormonais também podem ser entendidas como uma possibilidade de conhecer melhor esse corpo em transformação. E nem sempre para pior, como prevêem os pessimistas. Uma nova consciência – acrescida de doses maiores de paciência e compreensão, podem operar milagres de bem estar, muitas vezes refletido também em beleza .
Uma nova libido – quem disse que não haverá mais espaço para erotismo e jogos do amor? É preciso apenas entender que a sexualidade é outra, com outros estímulos e outras metas.
Desconfie de gente madura que alardeia amores acrobáticos com parceiros muito mais jovens. O segredo está em aceitar o novo tempo e as novas formas.
Que serão tão mais gratificantes na medida em que soubermos cultiivá-las pelo que são, sem correr atrás de sensações do passado.
Aceitando isso fica mais fácil entrar em contato com desejos e até mesmo reatar vínculos, que muitas vezes esquecidos nos porões do passado.
Independência financeira – a maturidade é uma fase de mais folga financeira, quando aprendemos a nos programar e também a lidar com nossos limites. Isso nos permite planejar novos projetos, viagens, sonhos – novos prazeres enfim.
Pouco a pouco- algumas mudanças necessitam de um tempo emocional, e se forçadas , acarretam um terrível desequilíbrio – tanto do ponto de vista familiar quanto do profissional. Frequentemente isso é tão forte que gera estados de pânico, depressão e outras doenças.
Temos que aprender a respeitar estes limites que se fazem importantes. Embora o Universo nos apresente um modelo de vivacidade e cores muito brilhantes na maturidade 5 estrelas é preciso mais que o modelo da academias de malhação e dos efeitos de lifftings!!!!
Ora, ao tentar mudar tudo de uma vez é natural que ocorra o estranhamento e medo. O segredo é cultivar o auto conhecimento. Ter consciência da delicadeza desse momento e permitir-se pausas e mudanças no ritmo frenético que muitas vezes nos é imposto.
Aos poucos, sem as máscaras de eficiência e juventude eterna você verá no espelho uma nova fisionomia, que se permite sorrir em paz com o mundo.



image_pdf

Nenhum comentário:

Postar um comentário